terça-feira, 12 de outubro de 2010

CECI N'EST PAS UNE PIPE - SE NÃO ENTENDEU LEIA A POSTAGEM, SE ENTENDEU LEIA TAMBÉM




FOUCAULT, Michael. Isto não é um cachimbo. Trad:Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2008.
Prometi escrever sobre o caligrama na última postagem, porém Foulcaut só irá tratar dele na segunda parte de seu texto. Apenas irei fazer o fichamento da primeira parte de seu texto em que o autor vai apresentar as duas obras de Magritte. As imagens das duas obras do artista surrealista belga estão aqui nesta postagem.
1º) O quadro tem um cachimbo com uma frase: Isso não é um cachimbo.
2º) Essa versão tem o mesmo cachimbo e o mesmo enunciado. Contudo, o texto e figura do cachimbo estão dentro de uma moldura, que repousa em um cavalete sobre tábuas. O curioso dessa versão é que existe a presença de outro cachimbo fora da moldura – flutuando – e bem maior que o outro.
Pode-se observar nas imagens dessa postagem e perceber as diferenças das duas versões.
Cito Foucault: “A primeira versão só desconcerta pela sua simplicidade. A segunda multiplica visivelmente as incertezas involuntárias.”
É nesse ponto que a análise do francês irá se aprofundar, visto que o quadro que traz dois cachimbos é que traz incertezas em contraposição ao outro que é simples. Foulcault afirma que o espantoso é a diferença entre os dois cachimbos da mesma figura:
§ O cachimbo que está dentro da moldura possui parâmetros espaciais (largura, altura, profundidade); “estável prisão”.
§ O cachimbo que paira no alto não tem coordenadas.
Um outro questionamento do filósofo é acerca do cavalete que segura a moldura com o cachimbo estável, pois só possui superfície de contato por três pontas finas. Será que o cavalete iria cair com sua tela? O que está no assoalho rústico de madeira está desordenado enquanto o cachimbo que flutua está imóvel e inacessível?
Com essas considerações, Foucault inicia seu livro apresentando os dois cachimbos e, agora sim, irá apresentar o que ele chama de caligrama tão esperado na postagem anterior, contudo esperarei para falar dele na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário