sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A MINHA PRIMEIRA VEZ - NO SERTÃO




Estive fora esses dias por um motivo bom: conhecer, literalmente, o sertão. Claro! Não tenho pretensões literárias de escrever um novo “Sertão, veredas”. Desde sábado até essa última terça estive nas paisagens mais férteis da literatura brasileira. Realmente fantástico.
Não estive no sertão no período mais conhecido, ou seja, durante a seca – estava tudo verdinho –, mas deu para perceber como é a vida por lá. Há tempos recebia o convite de Conceição para conhecer sua terra que já não faz parte de Sergipe, pertence ao estado da Bahia, mas é divisa com Poço Verde. Minha companhia foi a dona do blog Reunindo Palavras: Luciana. Estávamos realmente isolados do mundo chato como a maioria de vocês conhecem. Foi uma aventura com intenção misantrópica para meus comportamentos eremitas urbanos.
Levamos – Luciana e eu – um arsenal de filmes. Assistimos, regados a vinho, campari, aguardente e a barata, mas eficaz, sangria maravilha: Persona, de Ingmar Berman; Candy, com o saudoso Heather Ledger; As três formas de amar, de Irwing Fleming, desejo erótico juvenil da maioria; Festim diabólico, de Hitchcook; Madame Satam, fodaço! E mais algumas outras coisas.
Escrevo essas palavras ainda no sertão, espero que estejam impregnadas desse sentimento nostálgico provocado pela leitura da literatura regionalista que tanto me orgulha. Foi realmente um feriadão mágico.

2 comentários:

  1. Foram dias ótimos Figas. Sem o barulho dos carros, você cozinhando, eu e Conceição esperando a comida eheheehe, os fofos dos filhos dela, o pôr-do-sol na serra...
    Foram dias simplesmente muito bons. :)

    ResponderExcluir
  2. ó céus concordo com tudo e tamém expressei a minha maneira estes dias...Confira no hiperero.

    ResponderExcluir