terça-feira, 17 de agosto de 2010

TRISTEZA DE UM LADO ALEGRIA DE OUTRO







Há alguns meses atrás ouvi uma notícia interessante no telejornal local: o ministério público determinou a restauração das pinturas do prestigiado Jenner Augusto que estão localizadas no antigo restaurante Cacique. A assinatura do artista data de 1949 e essa obras estão se deteriorando cada vez mais. Essa minha última ida ao centro da cidade me deixou triste ao ver que nada foi feito ainda e a situação só piora. Não resisti, tirei fotos que estão postadas aqui. Desculpe pela qualidade das fotos das pinturas, visto que tremia perante o odor de urina que o antigo restaurante possuía. Quem diria que os políticos e intelectuais se encontravam naquele local?
“Do outro lado do rio”, digo, do outro lado da rua algo me deixou feliz em detrimento da tristeza causada pelo descaso público com as obras de Jenner Augusto. A Rua 24 Horas, que estava sendo reformada a não sei quantos anos, está quase pronta para reabrir. Tinha ouvido essa notícia também no noticiário local e informava que o cinema Vitoria também iria reabrir – quase gritei de alegria. Se quisesse ir ao cinema teria que me dirigir ao um shopping da cidade. Trocadilhos à parte, isso me incomodava profundamente, visto que o templo do cinema era maculado pela imposição capitalista e mercadológica de um estabelecimento como esse. Odeio Shopping! Certo que a Rua 24 Horas é considerada um mini-mini shopping, mas mesmo assim é melhor.
Vejam as fotos.






Um comentário:

  1. é incrivel o talento que essa cidade tem de esquecer; esquecer a importancia que monumentos publicos tem para a preservação de nossa identidade cultural. o cacique bar era um marco para vida cultural dessa cidade,um centro aglutinador de politicos, intelectuais, putas, poetas e pederastas.. isso tudo com a cerveja mais gelada que pude degustar. alem de abrigar o painel de jenner augusto que insistia em relembrar um incomodo passado (nao muito distante) que talvez so o cinismo da contemporaneidade insista em apagar: o que aconteceu com os nossos indios. o que aconteceu conosco.
    talvez resida ai, no descaso sintomatico dessa sociedade, o desejo de extirpar da memoria coletiva um dos poucos registros da sangrenta historia indigina nesse estado. assim como esquecer um marco de uma aracaju mais humanizada, menos shopping center de um cacique bar e toda sua fauna pensante.

    salve serigy,aperipe, aribe e todos os poetas sergipanos

    ps. deixei algo no seu facebook, faz dias...

    ResponderExcluir