sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O GÊNERO INFANTIL




A dubiedade do título foi posta propositalmente. Questões de gênero na tenra idade são muito discutidas, como, por exemplo, se a menina deve brincar de carrinho ou de bonecas. Contudo, a intenção desse texto é discutir ingenuamente o gênero conhecido como literatura infantil. Tive oportunidade de comparecer a um lançamento de um livro desse gênero no mês passado – “O monstro de chocolate” (2010), da garota sergipana Alice Vitória – no palácio-museu Olímpio Campos. Foi durante o evento que surgiram alguns questionamentos acerca desse tema.
A própria autora do livro citado anteriormente é uma criança, ou seja, uma escritora mirim escrevendo para crianças. A divulgação de livros infantis é muito pequena se comparada com os juvenis e adultos. Em muitos momentos essa distinção etária não é válida para separar leitores. Exemplos de livros que devem ser lidos por todas as idades:
1 – Alice no país das maravilhas (Lewis Carrol)
2 – Histórias de Fadas (Oscar Wilde)
3 – O pequeno Príncipe (Saint-exuperry)
Poderia elencar inúmeros livros. Atender o público infantil é uma tarefa extremamente complicada, pois ao mesmo tempo em que vai se formando leitores, o tratamento a eles deve ser cuidadoso. Não é só porque são crianças que se deve escrever qualquer coisa. Agora a duplicidade de sentido do título irá servir: já vi pais proibirem seus filhos (literalmente do sexo masculino) de ler na infância para não se tornarem homossexuais. A questão do gênero literário infantil é determinante no gênero sexual? Espero que essa resposta seja respondida de forma sensata.
Lembro, também, de Vinícius de Moraes e seus comparsas que dedicaram uma parte de sua obra musical às crianças. Adorei a idéia de que crianças podem tornar escritoras. Isso me fez lembrar-se de María Zambrano, escreverei algo sobre essa filósofa (que começou a escrever na infância) futuramente.
OBS: Uma das lembranças de minha infância foi a de escrever e produzir livretos para a leitura de um amigo Carlos Rubens, não sei se ele se lembra disso.

4 comentários:

  1. Infelizmente, jáouvi também este tipo de proibição...

    Sorte que me vêm tu, o Japonês da UFS e carlos Rubens para nos sugerir possibilidades...

    Ufa!
    Irei atrás deste livro sergipano indicado...

    WPC>

    ResponderExcluir
  2. Que feliz coincidência! Assim mato dois coelhos numa paulada só. Olha quem resolveu aparecer: "Mia Farrow assegura que diamantes dados a Naomi vieram de Taylor".

    ResponderExcluir
  3. Vcs não tem interesse em mudar para o vlog?

    ResponderExcluir