sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sergipe na Guerra do Paraguai (Foto: Visconde de Maracaju)



Na grande guerra entre o Brasil e o Paraguai (1865-1870), lutaram 2.762 soldados sergipanos do Exército, do Corpo de Polícia e da Armada (Marinha), destacando-se o coronel Oliveira Valadão, o Visconde de Maracaju, o major Gonsalo Paes Azevedo e o soldado Francisco Camerino, natural de Estância, que com apenas 16 anos seguiu para a linha de frente, ficando conhecido como “herói paisano” devido à bravura com quem lutou na batalha Curuzu (1866); sendo morto no ataque à fortaleza de Curupaiti atingido por um estilhaço de granada.
Outro oficial sergipano que se destacou no conflito foi o capitão da Marinha de Guerra Imperial Aurélio Garcindo Fernandes de Sá, que comandou a canhoneira “Parnaíba” que participou das célebres batalhas de Riachuelo, Humaitá e Tibiguari.
A guarda nacional da província não participou da campanha porque a maioria de seus guardas não compareceu ao recrutamento.
Muitos escravos foram libertados para participarem da guerra, enquanto os senhores de terras ofereceram recursos materiais às tropas para não irem combater. A maior parte dos soldados sergipanos que lutaram no Paraguai eram pobres, negros libertos ou escravos, e criminosos.
Os militares sergipanos retornaram a Aracaju em 27 de maio de 1870 no navio vapor “S. Salvador”. Os soldados desfilaram pelas ruas da capital e à noite participaram de um jantar oferecido pelo presidente da província. No dia seguinte assistiram missa na capela de São Salvador e no dia 30 foi celebrada outra missa pelos companheiros mortos na guerra.
No dia 6 de junho, o batalhão de Voluntários da Pátria foi dissolvido oficialmente.
(Extraído de : CORREA, Antônio Vanderley de Melo. Sergipe nossa história: ensino fundamental. Aracaju: Edição dos autores, 2005)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. isso nao foi brincadira indiota ??????????????

      Excluir
  2. Agenor Rodrigues de Souza12 de agosto de 2012 às 10:54

    Gostaria muito de saber sobre a participação do meu Bisavô ANTONIO FRANCISCO DOS SANTOS,Sergipano que meu pai contava que foi levado a Guerra do Paraguai e ficou 06 meses no Rio de Janeiro e voltou para morrer em casa...apelido dele era ANTONIO PÉU.ele era da Região de Vila de Santa Luzia,e Estancia-SE.
    agenorgueia@hotmail.com

    ResponderExcluir