quinta-feira, 9 de setembro de 2010

UMA PEQUENA PROPEDÊUTICA WEBERIANA

Tardiamente a Alemanha se torna um estado independente. Não parece, visto que a Alemanha é uma potência no mundo contemporâneo e sua posição nos países mais ricos e influentes do mundo é privilegiada. Sim, a unificação alemã foi tardia. Retirando o passado nazista (uma verdadeira pedra no sapato) é uma nação admirável.
A história desse país oferece as características de seus pensadores. Para entender isso basta tentar analisar a gênese do pensamento de um clássico da sociologia: Max Weber. Nascido na cidade de Erfurt, na Alemanha, Weber desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia. Contudo, no campo sociológico Weber é conhecido e influenciou nos estudos sobre religião. Sua principal obra: “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Foi comentado, neste mesmo blog, sobre o Darwinismo social, uma espécie de positivismo – evolução social cujos estágios que anulam as particularidades, ou seja, a comparação de sociedades e a tentativa de homogeneizar. Exemplo: se a cultura e a sociedade européia eram consideradas mais evoluídas, na época das grandes navegações, não importava a história das sociedades indígenas que eram consideradas inferiores.
É contra essa visão que Weber fará oposição. A concepção histórica é de extrema importância para o autor, pois é um elemento fundamental para a compreensão das sociedades. Não pode haver estágios (preconceituosos) de evolução nas sociedades, pois as diferenças sociais são interpretações de acordo com a gênese (origem) e formação.
As perspectivas weberianas são duas: histórica – respeita as particularidades de cada sociedade – e sociológica – ressalta elementos gerais de cada fase do processo histórico.
As particularidades de cada sociedade ou formação social e histórica devem ser respeitadas. Não quer comparar sociedades como Durkheim.
Os questionamentos que nortearam a construção desse texto foram:
1º) Por que a Alemanha , apesar de ter se tornado um país unificado tardiamente,se tornou um país desenvolvido?
2º) Qual a principal obra de Weber e a sua maior contribuição para a sociologia alemã?
3º) Qual a diferença entre o pensamento de Weber e o do positivismo (darwinismo social)?
4º) Explique as perspectivas de Weber para entender a sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário