quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Crash" de David Croenemberg; uma batida no estômago e em outras partes


Em minha vida acadêmica (4 anos) pude ter contato com um filme que conseguiu me marcar profundamente, graças a uns colegas cinéfilos. O filme “Crash” (1996) – de David Croenemberg. Curiosamente ele é classificado como erótico, talvez eu o tenha assistido no cine “privé” e minha adolescência cheia de espinhas, porém na Universidade o assisti com a premissa de se um “Cult”.
Fetish! Fetish! Os mais estranhos desejos sexuais – comuns aos meus leitores – são colocados nesse filme. Fazer sexo dentro dos carros e, interessantíssimo, excitação com acidentes de carro. Uma característica de um dos personagens em que pude me identificar foi a obsessão por cicratizes. Estranho! Sim no Brasil se acrescentou ao título “estranhos prazeres”; sempre achei as cicratizes um charme. A cicratiz que a personagem de Rosana Arquete carrega é extremamente exitante para o protagonista interpretado por James Spader, ator Também de Stargate.
Esse genial filme não possui uma linearidade roteirística como a maioria do lixo hollywoodiano. Ele começa com uma cena de sexo, aparentemente ocasional, em um angar de aviões; o diretor não tem pretensão alguma de concatenar esse “take”.
Para quem assistiu Videodrome (1983), desse mesmo diretor, pode observar a mesma estilística, como, por exemplo, a perna de James quebrada com um estrutura metálica semelhante as de Videodrome.
Vaughan, um dos principais personagens, tem uma estranha tara de reproduzir os acidentes automobilísticos famosos, como o de James Dean, Grace Kelly etc. Dor e prazer se misturam na mente afetada desse super personagem. Sem contar que Holly Hunter está fenomenal nesse Triller.
A cena final! Há! Perfeita!!! Os personagens levam ao extremo as suas fantasias sexuais despidas do moralismo ridículo que rege nossas vidas. Gostaria de entra em mais detalhes acerca das cenas desse filme, porém teria que colocar uma classificação indicativa. Esse filme estava no prêmio especial do júri em Cannes. Recomendo deveras esse filme, eu baixei pela internet, quem estiver interessado!?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário