domingo, 27 de março de 2011

MEMÓRIAS DE MINHAS PUTAS TRISTES... ESTOU FICANDO VELHO


Saí finalmente de meu jejum que já fazia duas semanas: não escrevia para o blog e ao estava lendo nenhuma obra literária nem filosófica. Justifico: estava estudando para uma seleção de emprego – o pior é que ela foi adiada para semana que vem. Peguei um livro emprestado com Luciana (www.reunindopalavras.blogspot.com); o primeiro que leio de Gabriel Garcia Marquez: Memórias de minhas putas tristes. No começo dessa obra lembrei imediatamente de BERGMAN, que fez alguns meus filmes prediletos. A lembrança foi de Morangos silvestres, no qual trata da velhice. A conexão entre os dois - livro e filme – está nessa citação: “ a moral é uma questão de tempo”. Apesar do filme em questão ser lindo, o livro é depressivo. Estou me arriscando ao ler essa obra do premio Nobel de literatura, pois só aumenta meu desejo de eremita urbano. O personagem do livro é extremamente solitário e para ter companhia preferia pagar às prostitutas. No aniversário de noventa anos ele quer uma excentricidade: uma jovem virgem para tirar o cabaço dela. Bom se Jorge Amado pode utilizar a palavra cabaço eu também posso. Não quero me comparar ao fantástico escritor baiano, mas, como o personagem, estou ficando sem moralismos ridículos de uma sociedade cheia de máscaras. Ontem alguém prestou atenção em minha cabeça e percebeu cabelos brancos que despontam nela; bem no dia que comecei a ler o livro. Coincidência?

5 comentários:

  1. Figueiredo meu caro? tudo bom! eu li este livro ja fazem uns dois anos acho, e foi uma grata surpresa!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. jadson, quanto tempo... acho q tempo é q é o problema meu caro

    ResponderExcluir
  3. pois é, então estou em Brasilia/goiânia fazendo mestrado, vem pra ca homi! tirar dinheiro do estado e fingir que estuda! kkkk

    abração!!

    ResponderExcluir
  4. não se preocupe irei aí ... tirar dinheiro do estado. kkkk

    ResponderExcluir
  5. venha mesmo pow, ainda melhor em goiânia que o custo de vida é mais barato, to fivcando aqui e indo pra brasilia dois dias na semana

    abraços!!

    ResponderExcluir