quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia Internacional da água. Qual? A limpa ou a poluida?


Nem sabia que existia. Bom, mas com tem dia para tudo – inclusive dia do orgasmo – não me surpreendi. A comemoração desse dia, que só vi na internet, fez com que lembrasse o nosso rio Sergipe. Tal rio dá nome ao nosso estado e tem na origem a seguinte significação: rio dos siris, gentilmente apelidado pelos índios da região.
Existe uma pintura em um dos muros da capital – essa obra de arte é chamada de grafite – cujo autor assina como Chagas. Longe de fazer propaganda desse artista, porém já vi outras intervenções urbanas dele e gostei, esse grafite se localiza em uma das esquinas que fica defronte ao já aludido rio. Intencionalmente ou não, várias linhas do transporte coletivo passam por aquele local, fazendo com sua obra seja apreciada por centenas de pessoas diariamente.
Mas o que tem de especial essa pintura e o que tem a ver com o dia da água?
É uma imagem curiosa, essa feita pelo Chagas. Um negro com o cabelo Black Power que diz, em um balão, claro: “óiii, toma conta desse rio!” Esse negro, com um puro estilo HIP HOP americano, vem me dizendo isso há muito tempo. Curiosamente, lembrei dele ao saber que no último dia 22 de março se comemorou o dia internacional da água. Lembro desse negro toda vez que passo por um canal de esgoto entre o Bairro Industrial e o centro de Aracaju – o que hoje é um canal já foi uma entrada de mangue – que exala um fedor medonho: odeio quando o sinal fecha e o ônibus pára bem em cima. São dois bairros fedorentos da queridinha capital: Bairro Industrial e a Treze de julho. Sim, o bairro de bacana é muito podre, talvez eles já tenha se acostumado com o fedor, mas eu não.
O que estão fazendo com as águas do nosso estado? Será que o ser humano é tão devastador assim? O que já foi o rio dos siris, hoje é um rio de merda. Parece um devaneio romântico, pesem o que quiserem, mas ressuscite o cacique Serigy, talvez ele dê um jeito. Não agüento mais a imagem do americano me admoestando, pois sei que também tenho “culpa no cartório
”.

Um comentário: