terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Considerações sobre o tempo


Ultimamente as pessoas reclamam que “não tem tempo para nada”, que os últimos anos “passaram correndo”. Será que o tempo está cronologicamente (o tempo do relógio) mais rápido? Qual a diferença dos tempos atuais e o das nossas avós?
Não quero fazer uma discussão mais detalhada sobre o que é o tempo, isso custaria muito esforço e “tempo” – e isto eu não possuo. Acredito que um filósofo de renome possa nos ajudar; nesse caso escolhi Sêneca. Ele foi um dos expoentes intelectuais do início da Era Cristã. Filósofo, dramaturgo, político e escritor, ele suscitou a inveja do imperador Calígula, mas foi salvo, pois o imperador morreu antes de destruí-lo.
No livro “Sobre a brevidade da vida”, Sêneca discute alguns aspectos que podem nos ajudar a compreender esse fenômeno que parece ser contemporâneo – a rapidez do tempo.
Uma frase famosa da antiguidade: “A vida é breve, a arte, longa” (Hipócrates).
Agora uma do Sêneca, um pouquinho mais longa:
“[...] não temos uma vida breve, mas fazemos com que seja assim. Não somos privados, mas pródigos de vida. Como grandes riquezas, quando chegam às mãos de um mau administrador, em curto espaço de tempo, se dissipam, mas, se modestas e confiadas a um bom guardião, aumentam com o tempo, assim a existência se prolonga por um largo período para o que sabe dela usufruir.” (Sobre a brevidade da vida)
É necessário, como diz Sêneca, saber administrar o tempo de nossa vida. O filósofo romano faz questionamentos para saber se nós aproveitamos o “tempo”, leia e observe suas respostas:
1 – Quando atingistes um objetivo?
2 – Quantas vezes o dia ocorreu como você planejou?
3 – Quanta obra fez para você com um tempo tão longo?
4 – Quando usou o tempo com você mesmo?
As respostas que você deu a essas perguntas do filósofo podem indicar o porquê do tempo estar tão veloz. Observe essa pequena narração:
LEVANTO – os filhos e a mulher dormem. TRABALHO – requer toda minha atenção para não perder o emprego. ALMOÇO – rápido para ter um tempinho para cochilar. TRABALHO – nem precisa repetir. CHEGO A CASA – às vezes faço sexo para relaxar e durmo. LEVANTO –...
A impressão é que essa vida moderna parece ter sugado todas as forças do homem. A mente está tão ocupada com coisas supérfulas que os dias, meses e anos, cada vez mais passam muito rápido – fazendo com que nossa vida se torne curta.
Não é só os adultos trabalhadores que sofrem desse mal, nossas crianças, que estão cada vez mais cedo na escola (para não perder tempo e nem gastar o dos pais) possuem uma carga horária medonha, tem a necessidade de aprender várias línguas ao mesmo tempo e estão cada vez mais submissas à internet. Nunca vi o tempo passar tão rápido quanto a frente do computador – geralmente usado com bobagens.
O idoso se vê fora desse mundo e, isolado percebe que os filhos não têm tempo para ele; o idoso, mais do que ninguém, quer que o tempo corra para morrer.
Para terminar, mais uma citação de Sêneca: “Não julgues que alguém viveu muito por causa de suas rugas e cabelos brancos: ele não viveu muito, apenas existiu por muito tempo.”






2 comentários:

  1. Pelo contrário, Ariano

    Os dias para mim são longos e os anos, estes meus anos são outros. Não tenho a idade dos meus anos, vai ver que é isto que me faz devanear feito rapsodo louco.

    Parece que gostei do que li,
    H.P.'.

    ResponderExcluir
  2. Ah, depois envia e-mail para que possamos conversar mais.

    hugopereira.lds@hotmail.com

    H.P.'.

    ResponderExcluir