sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ANJOS!?



Nada de psicologismos nem piagetismos, apenas imaginismo. As crianças também adoram inventar palavras. O que é ser criança? A felicidade das crianças é mais verdadeira? Perguntas difíceis de responder, mas, não obstante é necessário pensar.
Eu consigo agradar uma criança (neste exemplo do sexo masculino) com um carrinho feite com as danosas garrafas “peti” ou com um original “Hot Weells” bem caro. Elas não parecem se importar muito com o valor desses pequenos mimos. Porém, tudo muda ao entrarem contato quando eles são influenciados pela mídia. Neste caso, vou usar um exemplo feminino – as meninas adoram os produtos da Xuxa. Apesar da influência da mídia, criança é e sempre será criança. Essa idade, que precede a adolescência, está visivelmente reduzida, ou seja, as crianças não querem ser crianças – na nova versão do Sítio do pica-pau amarelo eu vi uma menina preocupada com quem ela iria namorar. Tirem suas conclusões acerca disso.
ANJOS. É a visão bucólica e tenra da infância. Certa vez, assistindo a um programa de televisão, acompanhei um teste com crianças. Elas eram colocadas em uma sala em que podiam ser observadas por câmeras. O responsável pedia a elas que não olhassem para trás – elas respondiam com veemência que não o fariam. Contudo, ao perceberem que estão sós, os docinhos olhavam para trás. E, ainda, afirmavam a seus responsáveis que não olharam para trás. Mas que anjinhos safados!
Talvez as paixões que movem os adultos também se encontrem nas crianças, mas estas estão resguardadas pela imagem da pureza infantil. Anjos assexuados. Desde Freud e seu complexo de Édipo as crianças te experiências libidinosas: a brincadeira de médico não é um fetiche exclusivamente dos adultos.
Realmente elas são mais vulneráveis, pois os jovens e adultos possuem mais força física; somente por isso, visto que o poder de argumentação das crianças nessa sociedade da informação é extremamente poderoso. Elas realmente conseguem manipular as pessoas se elas quiserem. Cuidado com esses anjinhos de rabo, você já foi um deles e ainda não deixou de ser.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Twitter: @filofigueiredo

sábado, 6 de fevereiro de 2010

fim de amor
chove lá fora
dentro da casa tudo mofa
mofam os tapetes
mofam as paredes
mofam os livros fechados
até as nossas mãos entrelaçadas mofam
(Gizelda Moraes, escritora sergipana)